segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Síntese 2010/1

Eixo VII, Prática de Estágio. A prática do estágio curricular é um momento de reflexão, retomada de aprendizagens e construção de novas. Sendo que a proposta é bastante inovadora, é necessário desprender-se das antigas convicções e buscar novos aliados para que se obtenha sucesso nos objetivos. Pensar sobre a prática e agregar conhecimentos, este é um exercício diário. Por algum tempo pensou se que seria suficiente relatar, mas descobrimos que na verdade, refletir é muito mais do que isto, é pensar a própria prática e buscar estabelecer diálogo com outros que preocupados com a educação desenvolveram também suas reflexões sobre a prática pedagógica. Refletir desta forma com certeza enriqueceu nosso trabalho.
A utilização dos TICS, mesmo que seja no laboratório de informática de outra escola é com certeza e de longe um dos maiores estimuladores da construção do PA, durante este primeiro semestre duas famílias adquiriram computadores e investiram na internet, apesar da escola localizar-se em zona rural e o sinal ser difícil. É a educação que sai dos muros da escola e alcança a vida da família.
A arquitetura pedagógica incentiva o aluno na busca do conhecimento, ou seja, ele quer aprender, o desejo é o incentivo, quando há desejo a motivação nos leva a pesquisar em diferentes fontes, não desistir, esta foi uma das constatações mais evidentes do PA. Os alunos sempre buscando mais alguma informação que pudesse enriquecer a aprendizagem. Após concluirmos o primeiro PA, os alunos continuam com esta atitude de buscar em diferentes bibliografias o que tem curiosidade de aprender. Não há necessidade de ficar passando textos no quadro para depois debater, os próprios alunos buscam, registram aquilo que lhes chama mais a atenção e depois na roda de conversas socializamos e criamos formas de exposição para todos.
O portfólio do oitavo semestre reflete a prática do estágio curricular. Passado o primeiro impacto começa o dilema entre organizar um PA, orientado pelas arquiteturas pedagógicas e contemplar os conteúdos “mínimos” da Instituição de Ensino e da mantenedora. Na sequência percebe-se a necessidade de realizar muitas leituras, para fundamentar a prática.
Este é um semestre de muito planejamento, reflexão semanal do planejamento e da prática, no portfólio, criar novas estratégias e esperar ansiosamente o retorno da professora e da tutora. É uma corrida contra o tempo, as dificuldades, as ansiedades, mas também um amadurecer como profissional.

Nenhum comentário: