Quando iniciei o PEAD, tinha uma concepção do Ensino a Distância. Havia a ideia errônea de que esta modalidade, sendo em ambiente virtual tudo seria facilitado. Realmente o deslocamento, a sistematização do horário foi diferente do curso presencial, mas a excelência em aprendizagens e desafios que foram semanalmente impostos, foram muito produtivos.
Interagir através do ambiente virtual, já constituía um grande desafio. Não dominava a comunicação em rede, nem email. Sabia utilizar a ferramenta de forma a realizar produções textuais, mas linguagens como postagens, giffs, hipertextos, mídias, jogos entre tantos outros, nunca havia sido utilizado.
Em 2007 escrevi no portfólio: Atualmente quando planejo atividades para minha turma já considero as possibilidades e os recursos que estão disponíveis, visto que posso contar com o laboratório de informática da escola, onde inclusive levei os meus alunos para ver e ouvir a música Aquarela do Touquinho, disponibilizada pela interdisciplina de Literatura, como parte do planejamento da atividade da interdisciplina de Música.
Outro aspecto muito importante são os registros, que todo professor solicita, porque através deles podem conferir a dinâmica dos trabalhos realizados, bem como a participação dos nossos alunos. O problema era inserir estes registros no webfólio de cada interdisciplina. Muitas vezes, principalmente no início, a conexão falhava e geralmente o prazo já estava no último momento. Inúmeras vezes o desespero tomava conta, era preciso tomar decisões. Aprender a conviver com o uso da tecnologia e a possibilidade do imprevisto é o caminho para alcançar o sucesso e manter a saúde.
O currículo da graduação em Pedagogia também é um universo de aprendizagens e temas significativos para educadores que querem compreender como ocorre o processo de aprendizagem e de que forma contribuir significativamente com a educação.
Dentro destas perspectivas os primeiros semestres foram uma maratona, não bastava entender os textos, elaborar sínteses ou responder questionamentos, era necessário, mandar emails, seguir “trilhas virtuais”, participar de fóruns, criar, dominar e acessar email diariamente, criar e postar, para além da aprendizagem adquirida através das leituras, ainda uma postagem semanal no portfólio, fazendo reflexões a respeito dos conhecimentos desenvolvidos.
Todas as disciplinas, sem excluir nenhuma, foram muito importantes na medida em que aplicávamos diretamente na sala de aula, pois uma das condições para ingressar no curso, era estar atuando com crianças das séries iniciais. Acredito que tudo isto foi muito significativo para o sucesso deste curso.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário