No Eixo IV trabalhamos com linguagens de interpretação e representação do mundo em Matemática, Estudos Sociais, Ciências Naturais, Tecnologias da Informação e Comunicação (para os alunos da turma 2007/1) e o Seminário Integrador. Em cada uma delas, os conceitos de espaço ou tempo foram trabalhados de diferentes formas. (PEAD, 2008/1).
No eixo IV a maioria das disciplinas oferecidas, são conteúdos da prática cotidiana, sem com isto desmerecer aprendizagens anteriores, mas as interdisciplinas de Estudos Sociais, Ciências e Matemática, estão mais presentes no cotidiano escolar, enquanto tecnologias, apesar da riqueza de possibilidades, não existe ainda a oferta do recurso, necessário para uma efetiva aplicação e utilização do mesmo.
Foram semestres de muito trabalho, reflexão e superação. Continuamos a aprender de forma interdisciplinar, assim enquanto os Estudos Sociais suscitavam lembranças através das memórias, a matemática nos desafiava a elaborar aprendizagens pela perspectiva do tempo e do espaço. De forma a integrar diferentes áreas da aprendizagem.
Como estudante revisitei antigos conhecimentos em Matemática, Ciências e Estudos Sociais, agregando a estes, novos olhares que levam em seu bojo a preocupação com a formação de um cidadão consciente e crítico. Conclui a partir das minhas reflexões que é necessário e urgente rever práticas pedagógicas estanques, descomprometidas ainda desvinculadas com a realidade do aluno.
Como profissional espero que através da minha postura e da minha prática, embasada no meu comprometimento, possa contagiar meus colegas, como aconteceu, com o uso do laboratório.
Como foi citado na reflexão anterior, alem das disciplinas do currículo ainda havia o desafio da tecnologia, sendo que o Seminário Integrador em cada semestre nos desafiava e também auxiliava com o uso de tecnologias. Neste eixo o SI IV, organizar um plano de estudos. Foi um exercício extremamente, provocativo para mim. Fiz diversas consultas aos trabalhos dos colegas, ao fórum, releituras da proposta de elaboração. Outro aspecto a ser considerado é a prática de solidariedade e a humanidade construída em rede quando alguém atravessa um momento difícil. No meu plano eu previa a aprendizagem do uso da planilha de Excel, que fico muito feliz em dizer que já domino parcialmente. Bem como produzir vídeos.
Conclusivamente posso dizer que não dominei e ainda não domino as ferramentas, mas os avanços no uso das tecnologias foram visivelmente significativos.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário