O foco de estudos e do portfólio de aprendizagem do eixo V foi à escola e todo leque de possibilidades que circulam este universo de pessoas, políticas, conflitos, fracassos e sucessos. “A escola como instituição pública, sua organização e gestão; A escola do ponto de vista de um espaço de convívio, conflitos típicos da idade adulta e desafios na relação professor-aluno; A escola como espaço de aprendizagens, descobertas e inovações do aluno e do professor.” (PEAD, 2008/2). Dentro destas perspectivas organizaram-se várias aprendizagens e discussões.
Trabalhamos a organização, a estrutura, as políticas, o quadro administrativo/ pedagógico, a proposta político pedagógica e os alunos que iniciam aos seis anos e concluem o Ensino Médio ou retornam já na vida adulta para concluir, buscando melhorar as condições profissionais. A escola é um universo de possibilidades. Para muitos um espaço de vida, de transformações da convivência, onde se encontram amigos, colegas, onde vivem se as primeiras paixões, são desafiadas as regras de conduta, se burlam horários, se constroem alicerces para o futuro, se resolvem ou não, conflitos típicos da infância, os dramas das séries iniciais e a divisão de espaço, adolescência primeiros amores, traições e infidelidades, da vida adulta.
As relações de ciúme, fidelidade, gasto desordenado do orçamento familiar, tudo isto é um aprendizado para a idade adulta jovem, educação dos filhos, somadas as atribuições da vida docente: acúmulo de trabalho, carga horária excessiva, muitas turmas, muitos alunos, trabalho em casa, reuniões e salário defasado. Exigências de uma profissão que amamos e odiamos, algumas vezes na mesma proporção.
A escola constitui-se assim em espaços de construção de aprendizagens, descobertas e inovações do professor e do aluno. Mas como se constitui a relação entre ambos? Como são construídos estes espaços? Que parcerias são construídas neste ambiente? Especificamente na minha escola?
Não possuímos receitas prontas e se as tivéssemos, elas com certeza não se aplicariam as diferentes realidades. A escola é um espaço de diversidade e adversidade. Somos um país de diversidades, onde as políticas educacionais nem sempre consideram a realidade local, visto a orientação da junção de turmas, implementada em 2007 pelo governo estadual do RS, com o objetivo de sanar a falta de professores nas escolas públicas estaduais.
Cabe ainda salientar que a gestão democrática apesar de ainda encontrar-se muito confinada ao papel, abre uma fenda na possibilidade de convocar toda comunidade para discutir os objetivos e metodologia da escola, o que falta é tempo e coragem. Tempo para ocupar os espaços e as possibilidades de um Conselho Escolar e também coragem para enfrentar as resistências de um modelo administrativo centrado na figura do diretor.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
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