segunda-feira, 15 de junho de 2009

Escola, espaço de conscientização

Oi Roseli, muito bonita e profunda essa tua reflexão! Ao final da postagem, falas que a leitura te possibilitou pensar na necessidade de mudança. Chegaste a pensar em alguma ação concreta? O que poderia ser feito na escola para minimizar situações de violência e indiferença para com a realidade? valeu Sibica (tutora do PEAD da UFRGS)

Atualmente trabalho com Ensino Médio, estamos realizando várias ações em nossa escola para diminuir a violência e a drogadição. Debates, conversas com jovens que são ex drogados, com os quais os nossos alunos se identificam pela jovialidade dos mesmos, estamos trabalhando o filme escritores da liberdade para que percebam diferentes possibilidades na vida. Particularmente trabalho muito em forma de bate papo, rodas de conversa onde os alunos tem espaço para manifestarem suas angústias, seus medos, ansiedades, pensamentos e dúvidas. Tenho consciência que são pequenas ações, mas que tem um objetivo maior. É muito bacana ver os jovens, falando de si e da realidade, pois se sentem parte de um processo quando são convidadas a se manifestarem de maneira livre.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Roseli, certamente esse depoimento sobre as ações realizadas pela tua escola ilustram possibilidades anunciadas como necessárias na postagem anterior. Parabéns pelo trabalho! Abração, Sibicca