segunda-feira, 29 de junho de 2009

Genéticamente adquirido

A genética influencia na formação da personalidade? Neste final de semana fiquei bastante concentrada no projeto do meu grupo, sobre genética. Foi bem interessante realizar as leituras sobre transtorno bipolar, depressão e suicídio. Comentando com uma colega minha que é formada em biologia, ela logo passou a explicar uma série de coisas que eu não sabia. Da nossa conversa fiz o seguinte registro, que mais tarde vou agregar no projeto.
As características genéticas contidas no DNA do individuo (genótipo) sofrem interferência do ambiente. A manifestação dos genes mais ambiente é conhecido por fenótipo que são as características expressas pelo indivíduo. Como o ambiente interfere? Há um universo de componentes que podem alterar o genótipo (mutações). Exemplo: como observado em alguns grupos, onde a exposição contínua a um agente estranho ao organismo (agrotóxico), gerou uma tendência suicída. Caso ainda em estudo, mas os indíces de suicídio na região estudada, estão altos.
Outro exemplo é o de gêmeos, univitelinos, nascem com a constituição gênica idêntica, mas se forem separados, foramarão sua personalidade conforme o lugar e o grupo no qual estiverem inseridos. A genética pode sim influenciar na formação da personalidade, mas a questão social tem boa parcela de contribuição. O projeto está em construção e novas aprendizagens serão incluidas.

Nenhum comentário: