Já ouvimos muito a frase, o conhecimento é uma construção, sendo assim um tijolo após o outro, vamos construindo. Acho que ainda preciso do concreto para aprender. Quando estudamos os estágios do desenvolvimento, orientados pela professora Ana Petersen, realizamos a leitura do texto de Tania B. I. Marques
Epistemologia Genética e Construção do Conhecimento nesta atividade descobrimos as diferentes caracteristicas de cada estágio do desenvolvimento. Sãoobserváveis nos sujeitos do estágio operatório concreto (7 a 12 anos): a capacidade de discutir, pois consegue diferenciar o seu ponto de vista da idéia que o outro tem, é capaz de cooperar, conseguem argumentar mentalmente sem o uso do material concreto. N a atividade seguinte nos foi solicitado aplicar o método clínico piagetiano. Nas duas meninas que nós aplicamos a prova era clara a diferença de conservação em uma e a não consevaçao na outra. Sendo assim a que não conserva está transitando de um estágio para o outro, visto que já tem oito anos, e a outra menina que avaliamos só por curisidade na sequência, tem nove anos e tranquilamente conservou deste o inicio a quantidade. A menina de oito anos o tempo inteiro argumentava que devido a forma, mudava a quantidade e a outra menina dizia você não tirou nem colocou massa. Como é bom aprender no concreto. Olha que eu já tenho 37 anos.
Epistemologia Genética e Construção do Conhecimento nesta atividade descobrimos as diferentes caracteristicas de cada estágio do desenvolvimento. Sãoobserváveis nos sujeitos do estágio operatório concreto (7 a 12 anos): a capacidade de discutir, pois consegue diferenciar o seu ponto de vista da idéia que o outro tem, é capaz de cooperar, conseguem argumentar mentalmente sem o uso do material concreto. N a atividade seguinte nos foi solicitado aplicar o método clínico piagetiano. Nas duas meninas que nós aplicamos a prova era clara a diferença de conservação em uma e a não consevaçao na outra. Sendo assim a que não conserva está transitando de um estágio para o outro, visto que já tem oito anos, e a outra menina que avaliamos só por curisidade na sequência, tem nove anos e tranquilamente conservou deste o inicio a quantidade. A menina de oito anos o tempo inteiro argumentava que devido a forma, mudava a quantidade e a outra menina dizia você não tirou nem colocou massa. Como é bom aprender no concreto. Olha que eu já tenho 37 anos.
Um comentário:
Oi Roseli, muito legal a forma como escreveste essa tua postagem! A partir das reflexões já realizadas, seria interessante pensar também sobre a pertinência da utilização desse método. Consideras que ele auxilia a compreender a construção do conhecimento dos teus alunos? Abração, Sibicca
Postar um comentário