terça-feira, 28 de abril de 2009

Construção do conhecimento


Nesta última semana fomos presentados com a leitura de um texto redigido pela professora Tania Beatriz Iwaszko Marques, intitulado: Epistemologia Genética e Construção do Conhecimento. De forma clara e coesa nos apresenta um tema que é sempre discutido nas rodas de conversa sobre aprensdizagem, foi muito prazeroso ler o texto e isto acredito ser mérito da forma como a professora Tania escreve, que é um diferencial. Sempre completando suas falas com citações de outros autores enriquecendo os argumentos e as evidências. Enquanto fazia a leitura e buscava as informações necessárias para concluir minha atividade da Interdisciplina de Psicologia, fui percebendo como um texto precisa ter bons argumentos e significativas evidências, pontos estes que estão na pauta de muitas de nossas interdisciplinas. Desde o curso de Magistério (Ensino Médio) estamos em contato com terminologias como Apriorismo, Empirismo, e suas implicações, confesso que a partir das aulas da professora Ana e destas leituras que posso enfim dizer que começo a ter real noção do significado de cada uma. Umas das indagações que me motivaram a ingressar na Pedagogia foi o interesse em realmente aprender como a criança processa o conhecimento? Segundo Piaget: O nascimento da inteligência da criança, é a busca intencional do meios para atingir um fim. Assimilação e acomodação, compreender estes dois processos são os próximos passos na construção do meu conecimento.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Roseli, ótima postagem! Além de fazeres referência ao texto, fazes uma apreciação do mesmo e destacas as aprendizagens construidas a partir da leitura. Abração, Sibicca