sábado, 1 de maio de 2010

Pedagogia da Incerteza

Parece Cecília Meireles: Ou isto ou aquilo...
Na Pedagogia da Incerteza (CARVALHO, NEVADO, MENEZES, p.51) estamos
mais para isto ou aquilo.
Bem na verdade HOJE, gostaria de escrever um acróstico sobre a palavra estágio. Já fiz alguns, certa vez um professor
disse me: você passou cinco anos nesta Universidade aprendendo,
agora vá e faça, mas também já fiz o estágio do Magistério onde a
cada passo era mais uma atadura de gesso,
E S T Á G I O
Estar,
Sensivel,
Tateando,
Ávido,
Gostando.
Infeliz,
Opção.
Tudo isto se mistura, ora estamos ávidos, gostando muito do que está acontecendo e ingenuamente pensando que apesar de estar tateando, encontrou respostas, mas percebemos que somos mais sensiveis do que parecemos e se, a opção que fizemos não foi a melhor, ora, nos tornamos infelizes a ponto de questionar anos de aprendizagem e toda a experiencia que já possuimos.
Talvez e repito somente talvez este seja o efeito da Pedagogia da Incerteza, se fosse da Certeza todos saberiamos onde e como este período vai se desenvolver.
Tenho realmente lido muitos artigos, juntando em uma caixa enorme alguns livros, que falam de planejamento, avaliação, inovação na prática. Li uma coisa muito legal: "Muitos são os fatores responsáveis pelo surgimento de um verdadeiro mestre, mas um é o mais importante: o aluno... Sendo assim o primeiro lugar que nos permite ser professores e que nos faz nascer como tal é justamente a escola." (ALMEIDA, p.96).
Apesar de cometermos erros, a alegria dos alunos participando é com certeza o fator avaliativo de nossa prática que nos torna seguros quando outros os apontam.
Aprendemos pelo erro e acreditamos nisto, pois professamos isto diariamente numa prática pós Piaget, a forma como trabalhamos este orientar o aluno quanto ao erro faz toda diferença, na vida daquele que é submetido a opinião dos outros.
Tenho um anseio profundo com relação a injustiça, mas sofro com a teimosia, então tenho me manifestado há muito tempo com relação a Pedagogia da Incerteza e o leque de interpretações de como direcioná-la pode dificultar a nossa vida enquanto docentes.
No momento vou interomper aqui, mas antes do final da prática, espero sinceramente escrever outro acróstico com as mesmas letras.
Referencias:

Aprendizagem em rede na educação a distância:estudos e recursos para a formação de professores / [orgnizado por ] Rosane Aragão de Nevado, Marie Jane Soares Carvalho e Crediné Silva Menezes - Porto Alegre : Ricardo Lenz, 2007.
Revista: NOVA escola. Ano XXV.número 231. Abril 2010.

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