domingo, 25 de abril de 2010

Muitas, muitas, muitas leituras

Tenho feito muitas leituras, tudo relacionado a aprendizagem dos meus alunos e a prática do estágio. Nestas andanças por diferentes livros, chegou até mim a coletânia das Olimpíadas de Português li uma coisa legal que gostaria de partilhar: "Do ponto de vista psicológico, a apropriação das estratégias de leitura diversificadas é um passo enorme para a autonomia dos alunos. Essa autonomia é importante para vários tipos de desenvolvimento, como o cognitivo, que permite estudar e aprender sozinho; o afetivo, pois a leitura está ligada também ao emocional do leitor; finalmente, permite desenvolver a capacidade verbal..."(DOLZ, 2010, p.10). Na coletânea Poetas da Escola traz Casimiro de Abreu:
"Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!" (p.13)
A vida está atropelada, são tantas coisas a fazer, mas ao mesmo tempo nós educadores participamos da aurora da vida de tantos, que lembranças estas crianças terão?
Será com prazer que lembrarão deste tempo?
O que fazemos não diz respeito a nós mesmos, mas a cada família que entrega seu filho (a) aos nossos cuidados.
A única herança que deixamos para sempre é a forma como as pessoas se lembram de nós.
Gostaria imensamente que este fosse um tempo bom para mim e meus alunos, na verdade eu estou adorando, porém o que as crianças pensam pertence a eles.
Referências:
Poetas da escola:caderno do professor: orientação para a produção de textos/equipe de produção Anna Helena, Maria Alice Armelin - São Paulo : Cenpec, 2010.
Coletânea Poemas - Olimpíada de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário: