O texto: "Arquiteturas Pedagógicas", indicado pelo Seminário Integrador, nos oferece um norte do que será a nossa prática pedagógica no futuro próximo. Enquanto buscamos segurança para atuar a leitura nos propõe a seguinte reflexão: " Partimos do pressuposto que o conhecimento não está assentado nas certezas, como propõe a ciência mecanicista, mas sim nasce do movimento, da dúvida, da incerteza, da necessidade da busca de novas alternativas, do debate, da troca. A aprendizagem em rede, não poderá prescindir de ações que possam traduzir as idéias (teorias) em práticas. Ela necessita de expressão em práticas pedagógicas, com a proposta de educação que chamaremos de Pedagogia da Incerteza."(CARVALHO, NEVADO, MENEZES, 2007. p.38). Esta semana tive a oportunidade de conversar com a colega Márcia Menezes, enquanto fazíamos um passeio com a escola, falamos a respeito da qualidade dos textos sugeridos no curso, eu mencionei que apesar de tudo o que construímos e ela mencionou do quanto sua prática modificou, nestes anos de estudos e pesquisas, percebemos que ainda existe um longo caminho a percorrer, o díficil é ter segurança para enfrentar as novas propostas que chegam até nós. Retomando a Pedagogia da Incerteza, acredito que o ser humano deve ser desafiado nas suas convicçoes e estimulado a buscar sempre mais, ou estaríamos quebrando pedras nas cavernas. Devemos talvez agora nos apropriarmos da certeza de que nos preparamos para esta prática, então estamos um passo mais perto da compreensão da mesma.
Referências Bibliográficas:
NEVADO, Rosane Aragón de. (Org.) Marie Jane CARVALHO Soares. MENEZES, Crediné Silva de. – PortoAlegre :Ricardo Lenz, 2007.
Fonte de imagens: www.google.com
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