"Afinal as cianças não estão num dado momento, sendo preparadas para a vida e, no outro vivendo..." John Dewey.
Se enumerassemos estas figuras do um ao quatro:
Se enumerassemos estas figuras do um ao quatro:
* A primeira figura supõe-se ser o pátio de uma escola, poderia também ser a pracinha do bairro;
* A segunda figura nos remete sem dúvida a sala de aula;
* A terceira pode ser a biblioteca da casa ou da escola;
* A quarta pode ser a sala de uma casa ou, duas crianças brincando num maternal.
Na interdisciplina de Didática fomos orientados a ler o texto: "O pensador que levou a prática para escola" de John Dewey.
Na interdisciplina de Didática fomos orientados a ler o texto: "O pensador que levou a prática para escola" de John Dewey.
Enquanto realizava a leitura dos textos, ficava pensando que muitas falas eram óbvias, mas diz uma colega minha mestra em educação, segundo Paulo Freire o óbvio é para ser repetido! Por isso fiquei bastante impressionada com as conclusões: Dewey afirma que as idéias só tem sentido se auxiliarem na resolução de problemas e Hernandez e Montserrat afirmam que, o projeto deve ter funcionalidade, significado, conecção.
A escola que por muitos anos ensinou a repetir, reproduzir, memorizar, não desenvolveu o pensamento para a solução das situações, penso agora que deve ser por isto que as empresas de antidepressivo, faturam somas exorbitantes, pois a maioria da população quer repetir a receita de sucesso, seja ele financeiro ou estético e não conseguem vizualizar sua realidade, ai não é capaz de trabalhar a frustração, pois enxerga na mídia somente pessoas belas e de sucesso, mas a vida real não é feita de repetições e memorização, a cada instante as pessoas interagem com uma série de novas dificuldades, ainda mais em um tempo como o nosso, de avanços tecnológicos.
Retornando as figuras, atualmente percebemos um esforço em aproximar a prática da escola e o cotidiano da vida, esta meta pode ser alcançada com a metodologia de projetos.
Sendo assim: Projetar o caminho é a solução!
Referências Bibliograficas:
DEWEY, Jonh. O pensador que levou a prática para a escola. Grandes Pensadores. Escola, pgs. 25,26.
Hernandez, Fernando. MONTSERRAT, Ventura. Os projetos de trabalhos, uma forma de organizar os conhecimentos escolares. In:___A organização do curriculo por projetos de trabalho. 5@ edição, Porto Alegre; Artemed, 1998.
Fonte de imagens:www.imagens.google.com.br
Um comentário:
Oi Roseli!! Ao final da postagem comentas que o trabalho por projetos seria uma possibilidade de aproximar a vida cotidiana da escola. Seria interessante desenvolver um pouco mais em que aspectos do trabalho com projetos esse objetivo é alcançado. Abração!!
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