quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Cruzando aprendizagens...
Conversando com Paulo...
Concordando, discordando - confusa, cansada - inexpressiva...
De-batendo PAs - Antes eu só ensinava, agora os alunos aprendem!?
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
A sala de aula do EJA.
Três sala de Educação de Jovens e Adultos. O que tem nestas três salas? *pessoas; *professores; quadro; mesas, caderno, lápis, borracha... Estão enquadrados no "modelo escolar" descrito por Marta Kohl de Oliveira no texto: Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Quem aprende? Quem educa? Como são organizados os currículos para esta clientela? A metodologia utilizada é a mesma das crianças e adolescentes? Como e o que eles pensam? Quais são suas reais necessidades ao procurar a escola dartiamente na vida? O profissional foi orientado quanto as particularidades do grupo? Ao iniciar sua prática vai considerar a diversidade cultural deste aluno? Vai compreender que ele é tào inseguro quantos outros alunos, apesar da idade, que ele sente vergonha por não ter frequentado a escola no tempo apropriado? São muitas perguntas, necessitam de respostas. Oliveira no referido texto aponta vários nortes, que qualificam a prática educativa. Refletir sobre a origem, sobre metodologias para alunos que nunca estiveram, ou já faz muito tempo que estiveram em sala de aula, abordar as vivencias podem contribuir para que a aprendizagem se transforme e algo significativo e portanto evitar a evasào escolar.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Set./Out./Nov./Dez. 1999. n.12, p.59-73.
Fonte de imagens:www.imgens.google.com.br
A surdez de quem ouve
Projetar este é o caminho
Se enumerassemos estas figuras do um ao quatro:
Na interdisciplina de Didática fomos orientados a ler o texto: "O pensador que levou a prática para escola" de John Dewey.