Já ouvi algumas vezes que o planejamento é o segredo do sucesso, penso agora que planejar, seja o tempo, o orçamento familiar, as horas de estudos, de lazer, o trabalho em sala de aula, pode causar uma sensação fantástica de tranquilidade, ao final de um semestre, ao final do mês, e quando a coordenadoria ameaça fazer vistorias no planejamento do corpo docente, como está acontecendo agora. Não um planejamento mecânico como constatou a pesquisadora Maria Bernadette Castro Rodrigues,1 que atende a interesses escusos, mas um planejamento vivo que tem rumos definidos, que apesar de uma trajetoria
visível, pode conforme novos interesse são estabelecidos, criar novas rotas. Segundo Gandin:"Um plano é bom quando contém em si a força que o faz entrar em execução. Ele deve ser tal que seja mais fácil executá-lo do que deixá-lo na gaveta."2 Ao planejar um viagem devo estabelecer caminhos, mas também posso encontrar outras paisagens que vão me encantar ou não. Assim na aprendizagem é preciso sim segundo Rodrigues ao citar Gandin: elaborar, dicidir, verificar a que distancia estamos... Construir intencionalidade. Feito isto estaremos direcionando, mas não fechando o acesso dos alunos ao planejamento. Esta estrada não nos mostra o inicio, nem o fim, mas nos convida a andar, para descobrir suas belezas e seus mistérios.
Referências Bibliográficas:
1. RODRIGUES, Maria Bernadette Casto. Planejamento em busca de caminhos.In. Xavier, Maria Luiza. DALLA ZEN, Maria Izabel (Orgs.). Planejamento em destaque: análises menos convencionais. 2. ed. Porto Alegre. Mediação. 2001.
2. GANDIN, Danilo. Planejamento - Como Prática Educativa- 12. ed. Loyola, São paulo. 1983. pg. 25.
Um comentário:
Oi Roseli, muito interessante essa reflexão sobre planejamento. A partir dela, seria legal focares no exercício de planejamento das tuas aulas. Como é planejar? O que o planejamento trás de linha norteadora e o que ele permite de abertura para o inusitado? Abração, Sibicca
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