domingo, 12 de julho de 2009

O portfólio e suas possibilidades


O portfólio como um registro de aprendizagens, que na verdade são conclusões, que vão surgindo a partir das leituras, dos debates, das reflexões e das produções escritas. Há algum tempo seria chamado de diário, mas não pode ser, pois nestes nossos tempos de atropelo não temos condições de fazer registros frequentes, mas em um esforço vamos atendendo a exigencia mínima.
Para dizer a verdade não tenho administrado meu portfólio como deveria, pois tenho plena consciência que poderia estar melhor organizado, com mais registros e até dicas interessantes, pois tenho conversado muito sobre este tipo de ferramenta para troca de conhecimentos e informações com as turmas do ensino médio, para ser bem honesta os alunos se mostraram muito interessados em construir um da turma. Mas nosso laboratório tem problemas quanto ao acesso e o número de alunos por turma é o triplo das máquinas disponíveis. Tudo a seu tempo.
Fiquei bastante impressionada com uma colega no Work shop, que já tem blog com os alunos do segundo ano (séries iniciais) e o quanto eles curtem fazer as postagens.
Neste semestre fiz muitas postagens que ao final eu mesma gostava do que estava escrito, pela qualidade da reflexão, busquei diversificar os temas, enfocando pelo menos uma vez cada disciplina do eixo, visto que é um portfólio é óbvio que precisamos considerar todos os focos abordados. Para concluir o semestre com sucesso devemos ter construído conhecimento em todas as áreas.
Quero estabelecer como meta a partir de agora o compromisso de no próximo semestre, utilizar mais este instrumento, que ao final facilita a elaboração do relatório de aprendizagens e que numa emergência acessa rapitamente um estudo que realizamos atenriormente.

Nenhum comentário: