quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Cruzando aprendizagens...

Cruzando as interdisciplinas de Didática e Linguagem da Educação, ou seja direto do forum de linguagem onde várias colegas relataram que foram alfabetizadas com o Ivo, a colega Rosangela, escreveu uma pérola: as crianças não podem ser alfabetizdas com a baba do bebe, ela não escreveu bem assim eu troquei a ordem, ela escreveu "o bebe, baba", mas também direto da proposta de "temas geradores", Paulo Freire viu o mesmo Ivo, mas segundo Frei Beto, Paulo humanizou o Ivo que viu a uva, através de sua proposta de ensino, o fez compreender de onde a uva veio e o que é possivel a Ivo fazer com este fruto.
Nos foram propostas muitas leituras de qualidade, em todas as interdisciplinas, mas cruzando Linguagem e Didática, estamos ao que parece no mesmo porto, alfabetizar, letrar, com Magda Soares, tornar significativo com Paulo Freire e desvendar Freire, a partir da ótiva de Frei Beto, ou seja, muita coisa boa esta rolando no nosso PEAD. E a Interdisciplinaridade não acaba por ai, pois Freire em sua essência vai buscar a Educação de Jovens e adultos.
Ontem lemos o texto de Frei Beto na reunião da SMECEL (Secretaria de Educação), que acontece toda sexta-feira de manhã, onde várias pautas são discutidas, eu pedi licença, pois tinha lido um texto maravilhoso na noite de quinta-feira e queria muito partilhar, quando encerrei, minha colega disse que tinha adquirido o livro em um seminário de educação, após a fala de Frei Beto e que o texto tinha sido escrito, ao amanhcer do dia da morte de Paulo, ela disse que correu comprar o livro e que o tem autografado por Freire, foi muito legal, pois a psicopegoga, pediu que eu imprimisse o texto, porque ela e a psicóloga do Núcleo de apredizagem Especial (NAE), estavam reunindo material, para mandar uma proposta para o doutorado. Por fim já tomou nota da bibliografia com a colega pedagoga que tinha o livro em casa.
O que aprendemos no PEAD, não fica e não deve ficar enclausurado nos registro, mas ecoa, em nossa prática. É muito gratificante fazer parte disto.
O texto mencionado é intitulado: Frei Beto : Paulo Freire, uma leitura de mundo, diponível no portal do mec.com.br

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Roseli!! Muito legal essa tua postagem, nos mostra como podemos ser multiplicadores do que aprendemos. Abração!!