quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Concordando, discordando - confusa, cansada - inexpressiva...

Esta postagem poderia ser um De-batendo II, mas quero também envergar por outras reflexões. Na aula presencial em que discutimos com a professora Liliana, a atividade de debater as teses de PAS, a maioria concordou inclusive a professora que foi extensiva e, que muitos acabaram se tornando repetitivos, pois como eram muitas teses e nós repetimos posicionamentos e argumentos diversas vezes, ficamos sem repertório. Porém bastante válida no sentido de pensar e repensar as teses, que serão norteadores das nossas práticas no próximo semestre.

Fui buscar algumas considerações no texto: Revisitando os projetos de aprendizagem, em tempo de web 2.0. de Iris Elisabeth Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena. Mencionando a formação de professores da rede pública chegaram a seguinte conclusão: "... as formações ficavam mais restritas ao "fazer" do que ao "compreender", o trabalho com projetos de aprendizagem...", analisando minha postura frente a proposta de PAs, tenho percebido que talvez esteja agindo da mesma forma. O texto segue explanando sobre a possibilidade dos alunos em possuirem computadores e a nova forma de trabalhar a apartir desta realidade.

Sendo um pouco mais sincera, durante todo o tempo em que trabalhei nas atividades das teses, sempre ficava com alguns pensamentos meio irônicos do tipo: a escola tem computadores, mas não tem internet; os alunos estão se alfabetizando, nem sabem ler; isso não vai funcionar e ai entra novamente a fala de Costa e Magdalena, mais preocupada em fazer do que compreender!
Se aobservar bem a figura ao lado, quanto ao sucesso dos PAs em nossa prática, eu estou com esta configuração!

Referência bibliografica:
COSTA, Iris Elisabeth Tempel. MAGDALENA, Beatriz Corso. Revisitando projetos de prendizagem, em tempos de web 2.0. Faculdade de Educação/PEAD - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - (UFRGS) Porto Alegre - RS - Brasil.
Fonte de imagens:www.imagens.google.com.br

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Roseli!! Certamente são aspectos para pensarmos... A compreensão dos princípios norteadores do PA nos permite criamos a partir da proposta inicial e não nos prendermos somente aos recursos tecnológicos... Abração!!