quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A surdez de quem ouve

Talvez a imagem seja um pouco exagerada, mas partindo da minha própria experiência e considerando as leituras, as imagens e o esforço da professora na última aula presencial, penso que era mais ou menos assim minha configuração antes da interdisciplina de Libras e confesso até há algun dias. Quando assisti os filmes: Seu nome é Jonas e Menino selvagem, ambos tratam da surdez de meninos. Os dois foram afastados do convívio familiar, os dois tem a oportunidade de serem reintegrados na sociedade, através de uma educação específica, elaborada por pessoas que acreditaram ser possível desenvolver potencialidades, que apesar de que um dos cinco sentidos estava comprometido, quatro ainda poderiam dignificar e qualificar a vida destas pessoas. No primeiro filme fiquei revoltada com a rejeição dos vizinhos e o constrangimento do pai e no segundo com a curiosidade descarada dos parisienses, que visitavam o menino como se fosse um animal e que deveria ser exposto. A rejeição dos meninos da escola também me fez pensar, que muitas vezes rejeitamos colegas, amigos, familiares por motivos de inveja ou mesquinharia. Geralemente são pessoas que compreendemos, mas que a persanalidade humana rejeita. Não sei ao certo se o constragimento vem da não compreensão ou de uma cultura de exclusão, mas que ele esta presente está. Constato que só eliminndo a surdez de quem é ouvinte e abrindo o leque de perspectivas e conhecimento que nos foi oportunizado que é que a situação será amenizada, porque o professor junto ao aluno, principalmente de séries iniciais, ainda tem muita credibilidade, para os alunos maiores, penso que devem passar pela mesma experiência que nós, assistir os vídeos, participar de debates e ter oportunizado aulas de Libras. Só assim o respeito, a convivência e a interção serão estabelecidos.
Fonte de imagens:www.imagens.google.com.br

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Roseli!! Muito legal essa tua postagem, resgatas a tua percepção da interdisciplina, as reflexões geradas pelas atividades e uma breve proposta de trabalho visando a trabalhar as diferenças. Abração!!