terça-feira, 28 de setembro de 2010

PPP/CURRÍCULO

Escola Projeto Pedagógico e Currículo
Nesta interdisciplina nos deparamos com o cotidiano da escola, quem e de que forma pensa a proposta pedagógica da qual é oriundo o currículo escolar? Quais são os objetivos e as metas a que a escola se propõe? Que sociedade queremos e que cidadão estamos formando para que ela se transforme em realidade? Que teóricos estão embasando o fazer pedagógico desta escola? Enquanto docente qual é a participação de cada um e como os saberes perpassam a prática pedagógica? Que caminhos o currículo percorreu até se efetivar como sendo esta a proposta assumida pelo corpo docente e comunidade escolar?
Para iniciar uma possível reflexão busquei uma idéia de Henri Girou: o educador deve ser um intelectual que quer transformar a sociedade, é obvio que se uma proposta pedagógica delimita o tipo de sociedade e cidadão que quer formar é necessário então trabalhar em para a efetivação desta situação.
Passamos o semestre buscando entender que tipo de currículo e proposta pedagógica está posto na escola onde atuamos. Além de Giroux também realizamos leituras de Paulo Freire, Jerônimo Sartori, Miguel Arroyo faz uma importante contribuição quando elege a Proposta Político Pedagógica como uma possibilidade para quebrar velhas crenças, pois sua construção é coletiva, embasada no diagnóstico da realidade e da necessidade, sendo assim considera as dificuldades e, portanto deverá abalar antigas estruturas.
Também passamos por Hamilton Werneck, com a obra: Se Você Finge que Ensina, Eu Finjo que Aprendo, onde analisamos o cotidiano e a prática escolar. Foi um momento de profunda reflexão;
Concluindo ainda visitamos os Campos Contemporâneos da Didática e do Currículo de Libâneo. Este educador busca contribuir com a tomada de decisões sobre objetivos, conteúdos e métodos de ensino. Foram reflexões importantes e significativas a respeito da prática pedagógica e currículo que orienta o trabalho escolar.

Nenhum comentário: